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3D Esporte

F1game será "Acelera" 

Autor: Ruy R.S.F.
Jogo de Corrida que estou fazendo.

(Jogue no Navegador - Não necessita instalação)
http://sitedoruy.com.br/unit-test1/webgl

(Jogue no PC)
http://sitedoruy.com.br/f1game/F1GameUn ... v5.8.5.zip

(App para Android)
http://sitedoruy.com.br/f1game/F1GameUn ... v5.8.5.apk

Em andamento:
- Modo multiplayer via Wifi

Falta:
- Trocar o nome (para evitar processos)
- Modo de jogo campeonato offline
- Modo multiplayer Online
- Melhorar as telas e os menus
- Músicas de fundo

Idéias para versões futuras:
- Telas melhor volta, velocidade máxima.
- Menu de opções de jogo e gráfico.
- Melhorar os tipo de pistas e curvas.
- Adicionar cenários, placas, pneus nas laterais, propagandas e arquibancadas.
  Cadastro: 04/10/2006
Atualização: 18/12/2018
Status: 098% concluído
Views: 3800

Arquivos 

(App para Android) (18/12/2018 20:24)
(Jogue no PC) (18/12/2018 20:24)
(Jogue no Navegador - Não necessita instalação) (18/12/2018 20:23)

Imagens 

Ruy R.S.F. Software DeveloperF1gameEscolha da PistaEscolha do Carro
contra o computadorF1Game Tela do jogo Modo TreinoF1Game Tela do jogo RedeF1Game Tela do jogo Rede

Discussão 

 

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Ruy R.S.F. Pessoal fiz vários ajustes no projeto: - mudei um pouco os menus para deixar a dificuldade na primeira tela, ainda acho que preciso melhorar mais estas telas. - opções dos controles teclado, botões, inclinação e automático (a opção teclado some os botões na frente da tela do jogo é boa para jogar no windows) - atalho para ativar/desativar mapa com tecla m - o principal: "criei o modo multiplayer" - chat, pontos, total e tempo no placar no modo multiplayer - melhorias e correções de bugs. para jogar no modo multiplayer: - em um computador entre no menu multi-jogador e crie o servidor (servidor também é um jogador). - nos outros computadores estando no mesmo wifi digite o ip do servidor e clique em conectar. (Link para Jogar no PC) Falta: - Trocar o nome (para evitar processos) - Modo de jogo campeonato offline - Modo multiplayer Online - Melhorar as telas e os menus - Músicas de fundo Idéias para versões futuras: - Telas melhor volta, velocidade máxi...
Ruy R.S.F. Obrigado por testar meu jogo. o seu também parece ser bem legal. seja bem vindo ao GameDev Brasil.
cleitonw1 Cara, vc merece parabéns. Isso deve ta dando um trabalho e tanto em open GL. Testei a versão para desktop e achei um pouco difícil de controlar. As curvas são bem rápidas. Acho que devo treinar mais
Ruy R.S.F. F1Game - Debugando erro no cálculo das posições em duas telas, nenhuma versão nova ainda...
Ruy R.S.F. Legal! Agora consegui jogar tomara que dê tempo de mexer fds que vem.
Fulano Legal! Agora consegui jogar
Ruy R.S.F. Sugestão aceita. Obrigado por ajudar a testar
jeferson winter Sugestão: Alterar a dificuldade inicial. Perdi todas as corridas ate pensar em selecionar a dificuldade.
Ruy R.S.F. Pessoal, versão 1.9.5 WebGL publicada em: Depois de passar o final de semana mexendo na última versão do Unity, compatibilizando os scripts e parâmetros novos nos componentes, entendendo as mudanças na física, modificando variáveis pra ficar igual ou pelo menos parecido com o que eu tinha na versão 4.5 do Unity, ainda ficaram faltando algumas coisas: - Não consegui fazer o céu ficar da cor certa. - As colisões estão estranhas. - Tentei ao máximo diminuir as derrapagens, mas as vezes ainda derrapa sem sentido. - A contagem da posição dos carros as vezes fica errada.
Ruy R.S.F. pena, é que estou usando Unity4.5 ainda, mas em breve atualizo meu Unity aqui pra gerar o projeto em WebGL. Ainda não tive tempo de converter o projeto todo. Tentei, mas daí não consegui ajustar compatibilidade. Hoje meu jogo é compatível com api9 do android. Mas sigo tentando. valeu.
Fulano Acho que o Web Player do Unity não funciona nas versões mais novas do firefox, eu tentei instalar outro dia e não funcionou.
Ruy R.S.F. Pra mim não rodou no Firefox nem Internet Explorer )
jeferson winter Pra mim não rodou no Firefox nem Internet Explorer
Ruy R.S.F. F1Game Ajustes feitos na versão de testes com Unity - em desenvolvimento Nova versão 1.8.6 para android () Novidades: - Novo menu de opções - Nova tela de escolha do nível de dificuldade - Contagem regressiva no início da corrida - Tempo por volta durante a corrida - Não capota por qualquer batida - Mensagem de término da corrida - Tempo total decorrido ao término da corrida
Ruy R.S.F. Obrigado @Jeferson, realmente está dando uma trabalheira, esta versão que você testou dá pra jogar de 2 no mesmo pc. mas agora estou tentando terminar a parte multiplayer: sincronização dos eventos dos jogadores, jogabilidade, lags etc. por isso ainda não publiquei. além disso estou fazendo testes com unity pra android. mas estou sem tempo de continuar, quem sabe esse ano de 2018 eu consiga terminar, né? (ps.: era a meta do ano passado. kkk)
jeferson winter Testei aqui a versão para desktop. Está bem legal. Deve estar dando uma trabalheira!
Ruy R.S.F. Inteligência artificial recriada para a versão do F1Game Mobile. Porém o na minha antiga versão de PC havia um efeito colateral benigno que fazia o carro ultrapassar sem eu ter programado isso. Pena que não ocorre nesta versão. Vou ter que programar uma ultrapassagem. Mas os bots estão bem irados, difíceis de serem ultrapassados. Link para a versão de testes:
Ruy R.S.F. Sobre isso, também descobri que é possivel ler o arquivo em vários formatos e mostrar usando OpenGL ou DirectX Estou testando uma versão híbrida que usa esta alternativa. Assim posso compilar o código para Linux, que não possui suporte para DirectX de forma nativa. Mas agora estou testando também o Unity3D que além de facilitar, também permite exportar o jogo para diversas plataformas.
Ruy R.S.F. Para portar o jogo em várias plataformas, facilitar a criação e manutenção, apenas c++ não foi suficiente, estou testando agora o Unity3D. Segue link do aplicativo para android ainda em testes.
Ruy R.S.F. Link para o Projeto (Atualizado)
SergioDB Oi rrsouzaf, olha vc ta de parabéns ta ficando muito bom, ainda mais por ter feito em opengl. muito legal estou de olho ai pra novas atualizações.té mais. _____________________________________________________________ vejam minhas animações em 3d no meu blog
Ruy R.S.F. Desculpem a demora para responder, estava em lua de mel. Gostei das sugestões, já tinha lido alguns tutoriais do ) e gostei muito. Exporta para vários formatos, inclusive o formato DirectX(.x) Não testei o Wings3d. Estou começando a mudar de idéia quanto a utilizar OpenGL no meu projeto. Achei várias formas simples de ler e mostrar arquivos do tipo Mesh File(.x) usando DirectX.
Rodrigo_ só complementando o que o stranger falou, se voce acha mais facil criar os seus modelos especificando poligonos com mais de 3 vertices, crie uma funcao que triangularize o seu poligono, dai voce nao vai ter problema com a concavidade dos poligonos ou com pontos em planos distintos.
Nameless Stranger Utiliza um gerador de objetos, você vai ter que pesquisar alguns formatos. Os mais simples são os de texto. Tenta o nehe.gamedev.net pra isso, que tem tutoriais. Agora... Dependendo dos parâmetros que você passa no glBegin(..) ele vai converter para triângulos. Se você está passando GL_TRIANGLES, então serão triângulos, se for GL_POLYGON você poderá criar polígonos com mais de três vértices. Mas... Jamais utilize polígonos com mais de três vértices, primeiro porque como você descobriu, polígonos côncavos não são renderizados corretamente, e segundo, polígonos com mais de três vértices podem não ter todos os vértices no mesmo plano, o que irá afetar o cálculo de iluminação, e possivelmente, o Hidden Face Removal.
Ruy R.S.F. Opa brigadão +1 vez, Realmente, espero terminar essas coisas em breve. hehehe e qto a Fazer no código ou ler arquivo externo. estou fazendo tudo no código,exceto as texturas, mas esse carro de corrida eu fiz primeiro um esboço no papel, com poucos polígonos. e defini as coordenadas ainda no papel. só depois que eu programei no código opengl mesmo. Eu descobri que quando eu utilizo mais de 3 vertex para um polígono o próprio opengl converte internamente ele em triangulos e, as vezes, dependendo do poligono ele não consegue desenhar corretamente, geralmente quando tem angulos internos maiores que 180graus. daí tive que separar em vários poligonos, não exatamente só triangulos, então eu defini uma proporção de tamanho mas não sei se está exatamente certo, talvez eu devesse ter utilizado um gerador de objetos(não consegui achar nada grátis que fosse bom), ou fazer vários triangulos, sei la.
Nameless Stranger Ô... O jogo tá muito bom, só fazer essas coisas que você escreveu aí que vai ficar melhor ainda! Parabéns
Rodrigo_ Nossa, pra vc ter feito isso tudo em OpenGL puro, vc tem mesmo gosto pelo negócio! Gosto que por sinal eu tb to começando a ter! ^^ Os carros estao no codigo do programa ou vc le de arquivos externos? Se for de arquivos externos, que formato vc esta usando?
Ruy R.S.F. Puts, valeu mesmo. Então, sim, estou usando OpenGL puro. Cada vertex, cada poligono, cada cordenada de textura. Nem sei se fiz exatamente certo. Hehehe a semana passada eu tinha notado que o capacete e as rodas, que são figuras prontas da GLUT(esphere e torus) estavam com a luminosidade ao contrário das outras partes que eu criei. Foi aí que percebi que tinha colocado os vetores de normais das cores estavam invertidos. hehehe E a minha luz estava vindo de baixo para cima. Que vacilo né? Mas ja arrumei isso. Valeu por ter gostado. Vou me esforçar para deixá-lo perfeito. 100% Mas demora muito. Esse hobby é muito bom, mas tem hora que preciso fazer umas pausas. Um abraço.
Rodrigo_ Cara, sinceramente tá muito legal o seu jogo! Parabens! Voce está usando OpenGL puro pra programar os graficos? OBS: Link Para o Projeto:
Ruy R.S.F. Hei pessoal, faltam várias coisas, mas acho que gostarão do meu jogo. Por favor comentem. Dicas de um amigo que serão implementadas no jogo assim que possível apos os participantes escolherem a cor, o computador escolhe uma cor difernte, pois sem querer escolhi a mesma e até me ligar quem era eu ... outra, ter um tempo pra quem ta jogando ver "o jogo" a pista onde larga, uns 4 seg pra depois começar, ja começa e o carro ja sai ... ate vc olhar os controles e começar a correr o carro do comp ja foi embora e se der poe um farol pra saber qdo começar, pra estar atento ou contagem regressiva de vai ... 5 seg carrega a imagem e o computador ja foi embora ... sabe o q seria legal vc fazer ? um viaduto ou tunel pra poder cruzar a pista ah um negocio legal placas de sinalizaçao indicando curvas opções para dar maior adrenalina "realidade"

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