A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
3D Esporte

F1game still alive 

Autor: Ruy R.S.F.
Agora estou fazendo testes usando Unity3D

Ver arquivos adicionados:
-Testes Mobile (Aplicativo para Android)
-Histórico de Evolução do Jogo

Ruy R.S.F.

====================================


Ae pessoal da GameDev, finalmente terminei algumas modificações no F1Game.
ufa, como foi trabalhoso...

Reescrevi o código de OPENGL para DIRECT3D
Agora vai ficar bem mais fácil criar os modelos 3D

A próxima etapa é terminar o modo multiplayer.
Que já está quase concluído.

Ruy R.S.F.

====================================


Oi pessoal da GameDev, finalmente acho que posso colocar o meu projeto aqui.

Faz um ano que estou desenvolvendo este projeto.
Começei em VB6 e devido a lentidão estou convertendo, aos poucos, para VC++6.
Sou programador de VB a muito tempo, mas não manjo muito de C++, por isso o trabalho está sendo bem intenso.

Este é um jogo de corrida. A intenção é que todos possam jogar em rede.

Coloquei 95% porque já dá para instalar e para jogar.
Mas ainda faltam coisas a serem feitas:

- Telas de inicio e fim da corrida.
- Calculo do tempo, melhor volta, velocidade máxima.
- Som do carro e músicas de fundo para os menus.
- Menu de opções de jogo e gráfico.
- Modos de jogo em rede Cliente/Servidor.
- Melhorar os tipo de pistas e curvas.
- Adicionar cenários, placas, pneus nas laterais, propagandas e arquibancadas.


Estou combinando as seguintes tecnologias:
- OpenGl1.1 para o Desenho em 3D
- DirectX8 para a leitura dos Joysticks

Vou usar o DirectX também para o som do carro e musicas, e também para a comunicação pela rede entre o Servidor e Clientes de jogo.
  Cadastro: 04/10/2006
Atualização: 19/04/2017
Status: 096% concluído
Views: 2526

Arquivos 

Testes Mobile (19/04/2017 22:07)
Histórico da Evolução do Jogo (19/04/2017 22:06)
F1 Game Instalador Zipado (23/10/2011 19:09)

Imagens 

Ruy R.S.F. Software DeveloperAberturaF1gameEscolha da Pista
Escolha do Carrocontra o computadordois no mesmo micro

Discussão 

 

Entrar no Tópico

Ruy R.S.F. Inteligência artificial recriada para a versão do F1Game Mobile. Porém o na minha antiga versão de PC havia um efeito colateral benigno que fazia o carro ultrapassar sem eu ter programado isso. Pena que não ocorre nesta versão. Vou ter que programar uma ultrapassagem. Mas os bots estão bem irados, difíceis de serem ultrapassados. Link para a versão de testes:
Ruy R.S.F. Sobre isso, também descobri que é possivel ler o arquivo em vários formatos e mostrar usando OpenGL ou DirectX Estou testando uma versão híbrida que usa esta alternativa. Assim posso compilar o código para Linux, que não possui suporte para DirectX de forma nativa. Mas agora estou testando também o Unity3D que além de facilitar, também permite exportar o jogo para diversas plataformas.
Ruy R.S.F. Para portar o jogo em várias plataformas, facilitar a criação e manutenção, apenas c++ não foi suficiente, estou testando agora o Unity3D. Segue link do aplicativo para android ainda em testes.
Ruy R.S.F. Link para o Projeto (Atualizado)
SergioDB Oi rrsouzaf, olha vc ta de parabéns ta ficando muito bom, ainda mais por ter feito em opengl. muito legal estou de olho ai pra novas atualizações.té mais. _____________________________________________________________ vejam minhas animações em 3d no meu blog
Ruy R.S.F. Desculpem a demora para responder, estava em lua de mel. Gostei das sugestões, já tinha lido alguns tutoriais do ) e gostei muito. Exporta para vários formatos, inclusive o formato DirectX(.x) Não testei o Wings3d. Estou começando a mudar de idéia quanto a utilizar OpenGL no meu projeto. Achei várias formas simples de ler e mostrar arquivos do tipo Mesh File(.x) usando DirectX.
Rodrigo_ só complementando o que o stranger falou, se voce acha mais facil criar os seus modelos especificando poligonos com mais de 3 vertices, crie uma funcao que triangularize o seu poligono, dai voce nao vai ter problema com a concavidade dos poligonos ou com pontos em planos distintos.
Nameless Stranger Utiliza um gerador de objetos, você vai ter que pesquisar alguns formatos. Os mais simples são os de texto. Tenta o nehe.gamedev.net pra isso, que tem tutoriais. Agora... Dependendo dos parâmetros que você passa no glBegin(..) ele vai converter para triângulos. Se você está passando GL_TRIANGLES, então serão triângulos, se for GL_POLYGON você poderá criar polígonos com mais de três vértices. Mas... Jamais utilize polígonos com mais de três vértices, primeiro porque como você descobriu, polígonos côncavos não são renderizados corretamente, e segundo, polígonos com mais de três vértices podem não ter todos os vértices no mesmo plano, o que irá afetar o cálculo de iluminação, e possivelmente, o Hidden Face Removal.
Ruy R.S.F. Opa brigadão +1 vez, Realmente, espero terminar essas coisas em breve. hehehe e qto a Fazer no código ou ler arquivo externo. estou fazendo tudo no código,exceto as texturas, mas esse carro de corrida eu fiz primeiro um esboço no papel, com poucos polígonos. e defini as coordenadas ainda no papel. só depois que eu programei no código opengl mesmo. Eu descobri que quando eu utilizo mais de 3 vertex para um polígono o próprio opengl converte internamente ele em triangulos e, as vezes, dependendo do poligono ele não consegue desenhar corretamente, geralmente quando tem angulos internos maiores que 180graus. daí tive que separar em vários poligonos, não exatamente só triangulos, então eu defini uma proporção de tamanho mas não sei se está exatamente certo, talvez eu devesse ter utilizado um gerador de objetos(não consegui achar nada grátis que fosse bom), ou fazer vários triangulos, sei la.
Nameless Stranger Ô... O jogo tá muito bom, só fazer essas coisas que você escreveu aí que vai ficar melhor ainda! Parabéns
Rodrigo_ Nossa, pra vc ter feito isso tudo em OpenGL puro, vc tem mesmo gosto pelo negócio! Gosto que por sinal eu tb to começando a ter! ^^ Os carros estao no codigo do programa ou vc le de arquivos externos? Se for de arquivos externos, que formato vc esta usando?
Ruy R.S.F. Puts, valeu mesmo. Então, sim, estou usando OpenGL puro. Cada vertex, cada poligono, cada cordenada de textura. Nem sei se fiz exatamente certo. Hehehe a semana passada eu tinha notado que o capacete e as rodas, que são figuras prontas da GLUT(esphere e torus) estavam com a luminosidade ao contrário das outras partes que eu criei. Foi aí que percebi que tinha colocado os vetores de normais das cores estavam invertidos. hehehe E a minha luz estava vindo de baixo para cima. Que vacilo né? Mas ja arrumei isso. Valeu por ter gostado. Vou me esforçar para deixá-lo perfeito. 100% Mas demora muito. Esse hobby é muito bom, mas tem hora que preciso fazer umas pausas. Um abraço.
Rodrigo_ Cara, sinceramente tá muito legal o seu jogo! Parabens! Voce está usando OpenGL puro pra programar os graficos? OBS: Link Para o Projeto:
Ruy R.S.F. Hei pessoal, faltam várias coisas, mas acho que gostarão do meu jogo. Por favor comentem. Dicas de um amigo que serão implementadas no jogo assim que possível apos os participantes escolherem a cor, o computador escolhe uma cor difernte, pois sem querer escolhi a mesma e até me ligar quem era eu ... outra, ter um tempo pra quem ta jogando ver "o jogo" a pista onde larga, uns 4 seg pra depois começar, ja começa e o carro ja sai ... ate vc olhar os controles e começar a correr o carro do comp ja foi embora e se der poe um farol pra saber qdo começar, pra estar atento ou contagem regressiva de vai ... 5 seg carrega a imagem e o computador ja foi embora ... sabe o q seria legal vc fazer ? um viaduto ou tunel pra poder cruzar a pista ah um negocio legal placas de sinalizaçao indicando curvas opções para dar maior adrenalina "realidade"

Desenvolvido e administrado por: Luiz Pestana (2004 - 2014)