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Aprendendo 3D Game Studio A7 Lite-C 

Autor: xandeck
Tutorial e Workshop que estou criando para aprender e ajudar pessoas que tem interesse pela Engine 3D Game Studio.Tudo está sendo feito aos poucos e eu estarei aprendendo tanto quanto qualquer um aqui.

Visitem o link do tópico no fórum para informações de updates.

Versão atual: 0.4.1
Último arquivo para download: 05/02/09

- Ação básica de um jogador. Basta colocar a ação em algum lugar de seu código principal.
- Joguinho 1 (movimentos, camera, física...tudo simples, mas dá para um estudante estudar em cima).
  Cadastro: 03/02/2009
Atualização: 04/03/2009
Status: 005% concluído
Views: 9450

Arquivos 

Ação Básica de Movimento de um Jogador (04/03/2009 20:33)
Aprendendo 3DGS v042 (17/02/2009 17:01)
Joguinho 1 v0.1 (05/02/2009 17:15)
Manual do 3DGS antigão A4 e A5 em português (03/02/2009 11:55)

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Entrada do Joguinho 1

Discussão 

 

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estevoo bem, o 3dgs é bom naum é, quer dizer depende do cara que faz o game, certo? o 1real engine é taum superior assim? mais uma coisa tou com duvidas sobre o 3dgs alguem que sabe um forum ou topico pra tira duvidas me diz ai! vlw!
drayner pow seria tão phoda mesmo se auguem fisece uma AUM brasileira ne xD pow ia quebra mas do que um galho mesmooo. mas em fim boa iniciativa mas a min n ajuda muinto ja que meu ingkes ne hehe mas penso em aprende ingles futuramente.
NocturnalChild Netwarrior, realmente o 3D Game Studio é muito bom. A Unreal Engine, tem que comprar, e que eu me lembre ela é extremamente cara, só grandes empresas adquirem ela.
Netwarrior Eu comecei a usar o 3D Game Studio e achei ele realmente muito bom. Eu queria usar Unreal Ungine, mas não acho-o em lugar nenhum. O Tutorial daqui ajudou bastante. Agora vou dar uma lidinha no Manual do 3DGS para aprender mais.
Adelheiden Isso é ótimo!!!
xandeck Cara, sinceramente eu não sei, porque eu tive de mudar de engine por causa dos projetos que tenho, não estou mais usando o 3DGS, somente o Unity agora. Sorry EDIT: to vendo com o Luiz se ele pode liberar um espaço para eu disponbilizar todo um projeto no 3DGS que deixei inacabado, pois tive de mudar de engine. Com ele vocês terão MUUUITAS informações, como criar um jogo desde o começo, com LOGO, menu, animação de menu, carregando fases, jogando, criando grama, inimigo, combate de espadas, matando, morrendo, etc...
Adelheiden
xandeck Então, só estou traduzindo as coisas que tem nas AUMs (perguntas da parte do AUM e os tópicos de cada snipet). O tutorial eu mesmo to fazendo, mas pego como base as AUMs e outras fontes.
Maxima karack, o q vc se refere qundo colocou aquela list de aums é as q vc ta usando como base ou vc ta traduzindo p disponibiliza, se o ultimo for o caso acho q posso ajudar a traduzi-las. tbm to qurendo aprender + sobre o engine e traduzir acho q ajuda +- aprender melhor sobre o engine. so ñ sei onde vo colocar o tuto (ja q o aum é uns 3mb), tlvz no 4shared ou sei la.
xandeck ----------------------------------------------- Adicionei um movimento básico de jogador, o código está bem comentado. Em breve mais códigos.
xandeck : nova versão no ar: v0.4.2
xandeck Bom, primeiro que empresas sérias que criam jogos só contratam nego graduado (área de computação). A ciência da computação te dá uma visão bem ampla de tudo o que envolve a computação, desde sua teoria, até matemática a fundo. Não sei lhe explicar melhor To sem MSN
Alexandre_G Pois eh Xandaum )
xandeck Cara... meu xará, rsrsrs Você faz se curtir, mas não é obrigatório para a área de games não. O interessante é fazer algo na área de computação e depois fazer alguma pós na área de games (existem várias coisas). Minha opinião
Alexandre_G Xandec Eu gostaria de saber se eu, modelador 3d preciso fazer ciências da Computação também?
xandeck : adicionei um pequeno joguinho para download. - Código aberto: está todo comentado. - Movimentos simples de jogador. - Camera simples. - Física simples, aplicada em uma bola. - Objetos se mexendo (pode pensar em criar armadilhas). Em breve irei melhorar este joguinho enquanto trabalho em meus projetos paralelos, mas já dá para um iniciante ter uma boa idéia da Engine. Peguem aqui: Abraços
xandeck Hmm, entendi sim. Cara, não sei te dizer se tem isso ainda, hehehehe... mas talvez, quem sabe.
Alexandre_G Cinematics são tomadas nos jogos, que consistem em uma cena sendo renderizada em tempo real. Porém, não em um tipo de filme .AVI É Possível ver os mods aplicados ao jogo nos cinematics. Pois cada vez que você vê um, você não vê uma pré-renderizada cena gravada num .avi sem nenhum tipode modificação que foi aplicada ao game, o cinematic renderiza o objeto em tempo-real. Ou seja, ele renderizará o objeto como ele realmente é. Se caso não foi muito bem explicado (que eu acho q nn foi mesmo), olhe esse cinematic do fim do jogo Doom 3.
xandeck O que você quer dizer como fica com cinematics?
Alexandre_G eu axei q poderia ser mais compatível com alguns formatos bem famosos de 2d. 3d e outros... E quanto a cinematics? Como que fica a situação?
xandeck Caro Alexvirtual, olha, é meio relativo isso de fácil de aprender. Eu acho uma linguagem fácil, mais fácil que C/C++, além disso, você pode usar estas linguagens C/C++. Sim, aceita vários formatos. Se bem me lembro, para imagens aceita BMAP, TGA, PCX e DDS. Em 3D aceita o 3DS o do Maya e os próprios do 3D Game Studio, mas já lique há meios de transformar em outros. Há como usar XML também, mas acho que só em templates (scripts já prontos mas que podem ser alterados). Não posso te dar certeza nisto, pois não to focando em templates meus estudos. Mas uma coisa é certa: o 3DGS faz qualquer tipo de game cara. Olha, o título mais famoso, recente, que eu ouvi falar, é KABUS22, foi feito no 3DGS e tem até na banquinha de jogos piratas no centro da minha cidade, rsrsrs. É um jogo estilo Resident Evil. Fora este, existem vários jogos bons lançados. Jogo bom vai do criador...
Alexandre_G Esse tipo de programação é fácil de aprender? é compatível? (Aceita varios formatos de 2d, 3d, xml, xD e todos otros tipos de extensão que já se pensou usar em um jogo?).
xandeck : adicionei na parte de cima o que você pode achar no AUM, uma revista mensal que um cara que manja cria para o 3DGS.
Alexandre_G Que bom, então por hora eh isso ...
xandeck Ah sim, mas este é o objetivo total deste manualzinho. Claro que irei ter os meus projetos pessoais, provavelmente farei em paralelo, mas estou me dedicando mais no manual, pois preciso aprender a Engine ainda, já sei bastante coisa, mas não o suficiente pra criar algo de qualidade mesmo. Esta semana eu vou upar um pequeno joguinho que to fazendo, bem simples, e deixar o código fonte disponível, assim o pessoal pode aprender mais.
Alexandre_G era o q eu tava pensando, um negócio que seja de graça, já que eh pra ensina neh
xandeck Legal. No momento ainda não to precisando de nada, to me virando com modelos 3D, aliás, tenho dezenas de modelos 3D free que peguei da net. Não quero te pedir as coisas agora e de repente abandonar depois, quando eu te pedir algo será com um projetinho bom. Mas neste começo, farei tudo para a comunidade gratuitamente, não estou visando nada comercial no momento. Abraços
Alexandre_G Sim, pode ser q eu te ajude, me fale que modelo tu precisa pra que eu te ajude ae kra. Eh noixx ;x xD
xandeck Pois é... Alex, você é modelador, se quiser nos ajudar com os pequenos projetinhos que farei para o Manual... rsrssrs... será muito bom. Então, no Brasil há pouco material sobre a nova linguagem e engine do 3DGS e esta é uma ferramenta que hoje tá muito boa, por pior que possam falar dela, é uma ferramenta completa com títulos muito bons já criados. Se houvesse uma maior comunidade de 3DGS, quem sabe estaríamos criando alguns jogos e depois partindo para linguagens mais "potentes", como C/C++, aliás, nesta nova Engine do 3DGS pode-se usar C/C++. Abraços
Alexandre_G Muito boa a sua iniciativa, espero um dia também abrir um projeto para ensinar 3ds max pra quem quiser...
xandeck Estou com a versão Extra original agora do 3DGS e me dedicarei muito este ano na Engine. A nova versão do manual também está cheia de novidades, inclusive a cara do manual será alterada. Ainda esta semana acredito que já terei um game pra mostrar a vocês, simples, mas com código aberto e bem comentado para todos aprenderem. Abraxx
xandeck - Versão 0.4 Estou voltando com este pequeno projeto, vou aprender este ano a mexer profundamente com 3DGS e quero compartilhar com todos. Mais informações no decorrer do tempo. O download do que já tem pronto pode ser feito na pasta do projeto, aqui mesmo na GameDEV. Abs
xandeck Estou criando este tópico com o objetivo de aprender 3D Game Studio e ajudar que quiser aprender também. Para isso criei um tutorial que explicará os passos para criar um game básico no 3D Game Studio. Com o tempo irei colocar alguns joguinhos com o código aberto para quem quiser explorar mais. Mais abaixo você encontra a descrição do que pode ser encontrado no AUM (Acknex Users Magazine), uma revista mensal de um cara que escreve diversos tutoriais e "como fazer", muito úteis para qualquer um que estiver mexendo com 3DGS. - O que achar e onde achar (a revista está em inglês)... (AUM 12) Criar um HUD com 5 figuras que mostram a vida do jogador (AUM 12) Efeito Max Payne (AUM 12) Criar combate com espada e um inimigo que ataca (AUM 12) Floresta randômica (AUM 12) Tocar em um item e abrir novo level (AUM 12) Como fazer personagem que pisca e abre a boca (AUM 12) Script que move uma entidade usando as setas, mas que a câmera não mexe (AUM 12) Mudar cursor ao ...

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